Falhas na infraestrutura de tecnologia e em páginas de e-commerce são problemas recorrentes no mercado. Isso não significa, contudo, que os gestores devam se conformar com sistemas defeituosos. É possível mapear alguns erros de segurança da informação recorrentes e combatê-los com eficiência.

Contudo, quais são as principais causas e quais são os erros que continuam comprometendo as empresas? Pensando nas respostas para essas duas questões principais, preparamos este post. Além disso, ofereceremos dicas de como lidar com essas situações. Acompanhe conosco!

Por que os erros ocorrem?

Primeiro, falaremos das causas que levam aos erros de segurança da informação mais comuns. Vamos conhecê-las.

Equipe pouco capacitada

Equipes pouco capacitadas e a falta de treinamento são problemas sérios dentro de uma organização — principalmente quando essa falta de experiência tem a ver com a tecnologia. Isso faz com que erros comuns causem grandes danos ao negócio.

Se o seu sistema de gestão ou website fosse atacado hoje, seus colaboradores saberiam como proceder imediatamente? Saberiam como resguardar as informações dos clientes? Se essas questões não podem ser respondidas facilmente, é sinal de que a sua equipe está pouco capacitada para lidar com esses problemas.

Como exemplo, podemos citar os ERPs, sistemas de gestão integrada, e as ferramentas de e-commerces. Ambas contêm informações sigilosas do negócio, que devem ser delegadas a profissionais com conhecimento relevante sobre o que deve ser feito.

Equipe sobrecarregada

Você pode até contar com uma equipe interna de alto nível, mas é arriscado delegar a proteção do seu sistema somente a esses colaboradores.

Isso porque a segurança não será a única atividade de um departamento de tecnologia — assim, um meio interessante de obter mais preparo contra as ameaças é contar com ajuda externa.

Muitas empresas não seguem por esse caminho e acabam sobrecarregando os colaboradores. Portanto, é provável que o tratamento às vulnerabilidades dentro do sistema seja sempre reativo.

Ao dispensar a expertise necessária para se antecipar aos problemas, você submete a sua empresa a ciberataques que podem paralisar todas as suas atividades.

Não adotar medidas mínimas de segurança

Os hackers gostam de economizar tempo. Utilizam seu conhecimento e técnicas para atingir seus objetivos através dos caminhos mais fáceis. Há zilhões de “oportunidades” para eles na internet e um alvo protegido pode frustrá-los e fazer com que partam para a próxima vítima.

Através de mecanismos automatizados, os hackers realizam buscas de alvos vulneráveis na internet, e quando o encontram, dedicam mais tempo em um ataque mais estruturado.

Empresas que não fazem o mínimo, como ter um bom antivírus, manter site e sistemas atualizados e contar com uma hospedagem segura, ficam facilmente suscetíveis a tais investidas.

Quais os erros de segurança da informação mais comuns?

Agora que você conhece as causas, é hora de aprofundarmos ainda mais e apontar erros recorrentes dentro das empresas.

Controle pouco eficiente de senhas e níveis de acesso

É natural que um colaborador já inicie seu trabalho em uma empresa, independentemente do segmento, tomando posse de um computador de mesa ou um notebook. Uma senha de login de acesso é criada — e é pouco provável que os controles de acesso passem disso.

O problema é que negligenciar o controle de usuários e senhas é perigoso, já que muitos colaboradores podem acabar expondo toda a rede interna a cibertaques. Discos rígidos e pen drives podem ser conectados livremente a qualquer máquina: assim, caso o dispositivo já esteja infectado, ele pode acabar se espalhando para outros computadores da rede.

Dessa forma, o cuidado deve se estender não somente ao controle de senhas e exigência de mudanças periódicas, mas também ao nível de acesso de determinados colaboradores.

O ideal é limitá-lo de acordo com as funções de cada trabalhador. Alguém que utilize apenas planilhas, por exemplo, não precisa ter acesso irrestrito aos softwares de gestão do negócio.

Do mesmo modo, e-commerces devem controlar o acesso de acordo com a função de cada colaborador. A lógica é a seguinte: quanto menos eles tiverem contato com informações sensíveis, menores serão os problemas relacionados à segurança.

É necessário estabelecer um padrão completo de controle, com os gestores ponderando de forma cuidadosa os dados disponíveis para cada trabalhador.

Falta de atualizações

Manter os sistemas e softwares atualizados é essencial para se prevenir contra os ataques cada vez mais sofisticados por parte dos hackers.

É preciso entender que esses criminosos não são usuários leigos de tecnologia: são pessoas com um altíssimo nível de conhecimento, podendo causar um estrago muito grande em sistemas não monitorados.

Dito isso, manter as suas soluções digitais atualizadas é uma forma de garantir que a sua empresa também trabalha com o que há de mais avançado em termos de proteção contra as novas ameaças.

Adiar os upgrades por muito tempo é especialmente perigoso, já que aquele pacote de mudanças leva em conta os novos meios de atuação dos hackers.

Descuido na prevenção aos ataques

Existem diversos meios para garantir a proteção de dados e a segurança da informação como um todo nas empresas. A utilização de antivírus e firewall, por exemplo, são medidas eficientes para se identificar e se antecipar às consequências de ataques virtuais.

Eles se manifestam de diversas formas, como problemas causados por malware e ataques hackers, como os ransomware. Ao não investir adequadamente em segurança, as empresas podem ter os dados dos seus clientes vazados na rede, comprometendo toda a reputação do negócio.

Como combater essas falhas?

Pequenos detalhes como a adoção de um bom antivírus, a escolha de uma boa hospedagem para o site ou aplicação (com recursos de segurança), o uso de senhas fortes e o não compartilhamento de credenciais fazem muita diferença e podem ajudar sua empresa a passar “abaixo” do radar dos alvos que estão muito expostos.

É recomendado também estabelecer uma política de segurança da informação (PSI), que é um documento construido, revisado e atualizado com as principais áreas da empresa, patrocinado pela alta gestão, que estabelece diretivas sobre como e por quem as informações (físicas e digitais) devem ser manipuladas durante seu ciclo de vida na instituição. Há consultores e empresas especializadas em apoiar a construção de uma PSI, e também cursos ou treinamentos disponíveis on-line.

Outra boa abordagem é difundir a consciência pela adoção de boas práticas de segurança da informação no ambiente empresarial. Grande parte dos incidentes de segurança estão relacionados com erros humanos, de forma que criar uma atmosfera onde a equipe esteja antenada é muito positivo.

Contar com ajuda de bons parceiros de serviços de produtos, assim sua empresa pode focar no core business.

Por fim, é necessário entender que a segurança é um trabalho contínuo. Sempre há o que melhorar. Mesmo que sua organização não disponha de uma verba relevante no momento, há muito que pode ser feito com a criação de processos ou através de ferramentas open-source.

Como pudemos ver no post, os erros de segurança de informação podem custar a paralisação do negócio e, nas piores hipóteses, vazamento nos dados específicos dos clientes. Com a facilidade com que as pessoas se comunicam na internet hoje, a reputação de uma empresa que sofre um ataque do tipo é comprometida imediatamente.

Gostou do conteúdo e quer ler mais sobre meios de proteger os seus ativos de tecnologia? Então, leia agora mesmo o nosso post sobre segurança digital nos negócios!

 

 

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